Vídeos

Gisela Umbuzeiro

https://www.youtube.com/@giselaumbuzeiro

LAEG

https://www.youtube.com/@laeg.unicamp

Palestra: Qualidade e Gestão em laboratórios

A palestra abordou o papel estratégico e fundamental das áreas administrativas na garantia da qualidade laboratorial.
O objetivo foi disseminar conceitos e experiências sobre a excelência na gestão administrativa. Os temas foram explorados pela consultora Consuelo Salgueiro Rico e pelo Gerente do Departamento de Laboratórios Descentralizados na CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Carlos Roberto dos Santos.

Outros

Recomendações

Apresentação – Prevenção da contaminação por chumbo

Apresentação dos pesquisadores e instituições participantes do projeto de prevenção da contaminação por chumbo da Faculdade de Saúde Pública da USP.

O objetivo é avaliar o conhecimento de responsáveis sobre exposição a chumbo em crianças pré-escolares, possibilitando o acesso, aprendizado e sensibilização sobre o tema de forma divertida.

MutaGem Brasil – Teste do micronúcleo em medula óssea de camundongos

Vídeo didático e informativo que apresenta o teste, utilizado para a identificação de agentes mutagênicos. Seu objetivo é detectar um composto é capaz de induzir danos em cromossomos ou no aparato mitótico de eritroblastos.

MutaGem Brasil – Teste de Ames

Esse vídeo, que apresenta tanto uma introdução teórica como uma demonstração prática, fala sobre o Teste de Ames, um método muito utilizado para identificar compostos potencialmente mutagênicos.

Entrevistas e reportagens

TV Jornal Regional – Ideias em Debate:
PL do veneno

Debate televisionado, com a participação de Gisela de Aragão Umbuzeiro e Raul de Oliveira, a respeito do uso de agrotóxicos no Brasil e da “PL do veneno”, legislação que visa modificar a maneira com que o país lida com as substâncias.

TV UNIMEP:
Qualidade do ar de Limeira

Entrevista com professoras da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP a respeito da qualidade do ar em Limeira, cidade em que o campus se situa.

Agrotóxicos na água potável

Professora Cassiana Montagner, pesquisadora da Unicamp, tira dúvidas sobre perigos dos agrotóxicos na água.

Clique aqui para acessar a entrevista em áudio.

Conexão Ciência:
Contaminação da água

Entrevista sobre contaminação de água com a professora Gisela de Aragão Umbuzeiro, pesquisadora da UNICAMP e coordenadora do LAEG.

Clique aqui para acessar a entrevista em áudio.

Marcha Virtual pela Ciência no Brasil

A Marcha Virtual pela Ciência no Brasil foi uma manifestação que ocorreu em 2020. O objetivo era chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e de suas implicações sanitárias, sociais e econômicas. Diversos membros do LAEG se pronunciaram a respeito:

Conteúdo internacional

Simpósio Científico Internacional da UNESCO:
Gisela de Aragão Umbuzeiro na Universidade de Kyoto

Apresentação da professora Gisela a respeito da necessidade de mudar as estratégias de tratamento e monitoramento de águas residuais para evitar a poluição química.

Conferência Final: SOLUTIONS Leipzig 2018

Conferência final do projeto da UE SOLUTIONS de 2018, que visava melhorar a qualidade da água nos rios da Europa.

Uma equipe de investigadores desenvolveu ferramentas, métodos e soluções práticas para identificar substâncias que requerem tratamento prioritário, avaliar o risco representado por misturas químicas e minimizar a carga de poluição.

Membros do projeto (incluindo a professora Gisela de Aragão Umbuzeiro), reuniram-se para discutir os seus resultados com as partes interessadas e utilizadores finais do governo e das autoridades públicas

Comemoração 30 anos: MutaGen

Vídeo de comemoração da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental (MutaGen-Brasil), entidade civil, sem fins lucrativos, que objetiva o desenvolvimento de atividades científicas no campo da Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese, assim como contribuir para a formação e atualização de profissionais na área.

Água – David DeMarini

David DeMarini, toxicologista genético da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, discute nesse vídeo a cloração e seus efeitos na água.