Mais de 83 toneladas de colchões e sofás são reciclados em campanha

Com Projeto Reuse foi feito o descarte correto de 3.558 peças, incluem-se sofás, colchões, poltronas, almofadas e camas box

O município de Hortolândia, interior de São Paulo, recebeu um projeto piloto da campanha Reutilizar – Descarte Correto é Só Começar, que apoia a reciclagem de colchões e sofás. Desde seu lançamento em 2021, a campanha arrecadou 3.558 itens, entre 1.435 sofás, 1.385 colchões, 211 camas box, 136 poltronas e 391 travesseiros.

Com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, a prefeitura montou 5 pontos de entrega voluntária para garantir a reciclagem de resíduos de móveis e objetos, como colchões e sofás, em espuma de poliuretano (PU), madeira, tecido, entre outros materiais.

O projeto Dow, em parceria com o Instituto Akatu e Ortobom, já investiu mais de 1 milhão de reais. Por meio dessa iniciativa, podem ser tratadas e reaproveitadas 83,8 toneladas de resíduos, sendo 50,1 toneladas de madeira; 12,3 toneladas de espuma de poliuretano (PU); 8,5 toneladas de tecidos; 6,8 toneladas de borracha; 3,4 toneladas de molas; %.

“Os resultados superaram nossas expectativas, principalmente no número de peças coletadas e descartadas, e no reaproveitamento de materiais que não estão mais em aterros”, conta Thales Oliveira, Líder de Sustentabilidade do Mercado Industrial da Dow Poliuretanos e Gerente de Marketing da Dow Poliuretanos. América latina. “Com o sucesso deste programa, graças ao envolvimento de nossos parceiros e da comunidade local, pretendemos replicá-lo em outras cidades brasileiras, aumentando a cada dia a cultura da economia circular”.

consciência
As ações do movimento da reciclagem também estão concentradas em diferentes áreas – entre elas, uma série de ações educativas coordenadas pelo Instituto Akato, voltadas para professores e alunos da rede municipal, como ações de capacitação e ensino sobre consumo consciente e gestão de resíduos.

Um total de 47 professores de 21 escolas trabalharam com mais de 1.200 alunos para divulgar a iniciativa. Quando as equipes envolvidas no projeto foram avaliadas, a ação surtiu o efeito desejado, refletido principalmente em uma mudança de comportamento dos participantes que ajudou a melhorar a gestão dos resíduos.

“A Campanha Reutilização, envolvendo mais de 1.200 alunos e educadores das redes municipais e moradores de algumas comunidades, tem como foco o consumo consciente e o descarte adequado, principalmente de colchões e sofás. Por isso, de julho de 2021 a 2021 em dezembro, o descarte adequado desses itens aumentou 152% em relação ao mesmo período do ano passado”, disse Fernando Martins, coordenador do programa de educação da Faculdade Arkatu.

Também foi realizada uma campanha de engajamento dos moradores para divulgar pontos de coleta selecionados, canais de informação e atendimento para tirar dúvidas e providenciar a retirada de sofás e colchões de suas residências. Além disso, foram facilitadas reuniões online para discussão e resolução de dúvidas sobre projetos e promoções para carros de som, estabelecimentos comerciais e condomínios.

Referência:https://ciclovivo.com.br/planeta/desenvolvimento/campanha-recicla-mais-de-83-toneladas-de-colchoes-e-sofas/?amp=1