Análises direcionadas pelo efeito biológico virtuais para caracterização da mutagenicidade de amostras de relevância ambiental

Pesquisadora associada no LAEG: Gisela de Aragão Umbuzeiro

Período de Execução: ago/2016 – jul/2018

Entidade Financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Integrantes: Gisela de Aragão Umbuzeiro

Natureza: Pesquisa

O Directed Analysis (EDA) vem sendo uma das melhores maneiras para descobrir novos poluentes prioritários. Bioensaios, como o ensaio de Salmonella/microssoma (teste de Ames), tem sido utilizado com sucesso em estudos de EDA, mas com limitações quando as amostras não são suficientemente potentes para serem fracionadas e re-testadas.

Com o avanço das técnicas químicas na análise não-alvo (do inglês, non-targetanalysis), a capacidade para identificar potenciais poluentes químicos em água aumentou substancialmente. Como consequência novas formas de fazer EDA surgiram. EDA virtual (do inglês, Virtual EDA, vEDA) é uma dessas abordagens. O conceito básico do EDA virtual em uma primeira etapa é combinar informações derivadas da análise de espectro de massa e de bioensaios, utilizando estatística multivariada para isolar compostos ou picos, em caso de análise não-alvo que co-variam de acordo com as respostas biológicas. Tem a vantagem de evitar o primeiro passo de fracionamento, reduzindo o número de testes. Ele nunca foi utilizado na avaliação de mutagenicidade com o teste de Ames.

O objetivo deste estudo é aplicar um EDA virtual, utilizando os resultados das linhagens diagnósticas do ensaio Salmonella/microsoma. Pretende-se analisar amostras de água do rio Danúbio como um modelo e, em seguida, aplicar a mesma abordagem para amostras do emissário de Santos-SP. Fase aquosa e de partículas em suspensão serão analisadas e os dados comparados. O projeto proposto é parte de um projeto de cinco anos de colaboração já aprovado pela Comissão Europeia – Programa de Trabalho da UE 2013 chamado “SOLUTIONS for Present and Future Emerging Pollutants in Land and Water Resources Management”. Temos a intenção de comparar o perfil mutagênico e da caracterização química de extratos orgânicos de água e amostras de material particulado em suspensão utilizando as ferramentas já desenvolvidas no projeto, o que irá auxiliar a seleção de poluentes prioritários tanto para a Europa como para o Brasil, em uma abordagem baseada no risco integrado. Durante os últimos dois anos, a participação do nosso grupo no projeto europeu foi muito produtiva e a aprovação deste projeto vai estreitar uma colaboração ainda mais forte com os cientistas europeus envolvidos em soluções que permitam o desenvolvimento de novas ferramentas para lidar com os nossos problemas ambientais complexos.