História

2004 – Criação do LEAL em março de 2004 com a vinda do professor e pesquisador Dr. Abílio Lopes de Oliveira Neto, para o CESET/UNICAMP, quando teve início as atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Ecotoxicologia aquática e Limnologia. – Durante 4 anos ele coordenou o laboratório e colaborou para definição do nome e do logotipo deste, na época denominado Laboratório de Ecotoxicologia Aquática e Limnologia – LEAL. As principais atividades neste período foram: a implantação de ensaios ecotoxicológicos com diversos organismos-testes e atividades limnológicas em campo. – Contou com o apoio e colaboração de pesquisadores de outras instituições como profa. Dra Clarice Botta Paschoal e profa Dra. Eneida Salati (USP/São Carlos/SP), prof. Dr. André Cordeiro A. dos Santos e profa. Dra Mônica Jones Costa (UFSCAR, Sorocaba/SP), prof. Dr Angelo A. Saggio e prof. Dr Armando A.H. Vieira (UFSCAR/ São Carlos/SP), prof. Dr Rui G.L.G. Ribeiro e profa Dra Isabel M.C. Antunes Lopes (Universidade de Coimbra/ Portugal), entre outros.

2008 – Com o falecimento do Prof. Abílio em março de 2008 as atividades limnológicas foram cessadas e a coordenação do laboratório passou para a profa Dra Cassiana M. Reganhan Coneglian que muito auxiliou os alunos e técnicos para dar continuidade às atividades ecotoxicológicas. – Em agosto de 2008 a profa. Dra. Cassiana em nome do LEAL /CESET / UNICAMP recebe o Prêmio Ecologia e Ambientalismo, pelo destaque em ações a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos, entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Limeira. – No dia 24 de outubro de 2008 no CESET/UNICAMP foi descerrada a placa em homenagem ao professor Abílio, conferindo ao laboratório o seu nome: ”Laboratório de Ecotoxicologia Aquática e Limnologia – LEAL, Prof. Dr. Abílio Lopes de Oliveira Neto”.

2009 – A contratação da pesquisadora e profa. Dra. Gisela de Aragão Umbuzeiro, ocorreu em fevereiro de 2009, quando assumiu a coordenação do
laboratório e trouxe novas linhas de pesquisa incluindo a área de genotoxicidade.

2010 – A mudança do nome do laboratório ocorreu devido as alterações das atividades realizadas. O laboratório passou a ser conhecido como: Laboratório de Ecotoxicologia e Microbiologia Ambiental – Prof. Dr. Abílio Lopes – LEAL. No mesmo período ocorreu a transição de CESET (Centro Superior de Educação Tecnológica) para FT (Faculdade de Tecnologia) e deu início ao mestrado na pós graduação da FT/UNICAMP.

2012 – Um dos principais desafios do laboratório foi a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, que contou com a iniciativa da professora Gisela junto com sua aluna de mestrado Consuelo Salgueiro Rico, e a colaboração de alunos e técnicos que acreditaram que este sonho seria possível.

2013 – Iniciou-se o doutorado na pós graduação da FT/UNICAMP. Neste período o LEAL passou atender alunos de graduação, mestrado e doutorado, realizando pesquisas especialmente nas áreas de corantes e nanomateriais.

2017 – Foi realizado o 18 ISTA – 18TH INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TOXICITY ASSESSMENT, sob a coordenação da professora Gisela de Aragão Umbuzeiro, que contou com a colaboração de equipes de apoio formada por técnicos, alunos e funcionários. O evento contou com a presença de pesquisadores do mundo todo.
Com o passar do tempo novas linhas de pesquisa foram inseridas no escopo do laboratório, e o LEAL passou a ser conhecido como LAEG. O nome LAEG – Laboratório de Ecotoxicologia e Genotoxicidade, surgiu da necessidade de apresentar à comunidade as mudanças realizadas nas linhas de pesquisa do laboratório durante a sua existência.