Programação
Dia 17/12 (Sexta-Feira)
Horário | Título | Autor |
---|---|---|
9:00 | Abertura |
|
9:05-9:35 |
Prof. Ricardo Miranda Martins (IMECC/Unicamp) |
|
9:35-9:55 | Produzindo artigos científicos na graduação | Profa. Gisela Umbuzeiro |
9:55-10:15 | Relatos sobre Propostas Didáticas para Ensino Remoto de Laboratório de Física na Graduação | Prof. Diego S. Rodrigues |
10:15-10:35 | Ferramenta semiautomatizada para apoio à autorregulação da aprendizagem | Prof. Antônio C. Zambon |
10:35-10:45 | Intervalo | |
10:40-11:00 | Competências digitais de docentes: fundamentos e importância para o desenvolvimento do ensino superior | Prof. Marco A. G. de Carvalho |
11:00-11:20 | Matemática Interativa | Prof. José C. Magossi |
11:20-11:40 | Produção de conteúdos interativos para aulas usando H5p | Prof. Vitor R. Coluci |
11:40-12:00 | Discussões finais | |
12:00 | Encerramento |
RESUMOS
Experiências no ensino de matemática durante o ensino remoto emergencial na Unicamp e algumas propostas de avaliação
Prof. Ricardo Miranda Martins (IMECC)
Nesta palestra vamos apresentar algumas metodologias que foram utilizadas no ensino remoto no IMECC/Unicamp para disciplinas de matemática. Discutiremos em especial a questão das avaliações no ensino remoto, com foco em qual parte desta experiência poderá continuar a ser empregada nos cursos presenciais no pós-pandemia.
Produzindo artigos científicos na graduação
Profa. Gisela Umbuzeiro (FT)
A partir de uma disciplina de tópicos em meio ambiente, oferecida na graduação do curso de Engenharia Ambiental/Saneamento Ambiental foi possível analisar com detalhes as regulamentações brasileiras que contém padrões de qualidade de água para consumo humano e apontar os pontos divergentes. Fizemos dois grupos de 4 pessoas e trabalhamos paralelamente fazendo a mesma atividade de levantamento e pesquisa para descobrir a origem dos padrões listados nas leis. Após o levantamento e tabulação dos dados unimos os trabalhos dos dois grupos, os quais servirão para validar as descobertas. Com reuniões semanais trabalhando no texto, ao final, o grupo produziu um artigo científico que foi submetido para uma revista científica brasileira na area de meio ambiente. Foi um processo produtivo mas que desprendeu muito energia tanto dos alunos como do professor. O processo de responsabilidade na produção do trabalho que será lido pelo público da área especialidade caso seja aceito foi uma das motivações da dedicação de todos. Esse processo somente é possível em grupos reduzido de alunos, e em tema que o professor é especialista, mas serve como um modelo para produção de conhecimento, com qualidade e comprometimento.
Relatos sobre Propostas Didáticas para Ensino Remoto de Laboratório de Física na Graduação
Prof. Diego Samuel Rodrigues (FT)
Durante uma pandemia, Isaac Newton também teve que trabalhar de casa. Nessa apresentação farei um breve relato sobre algumas adaptações e propostas didáticas utilizadas para atividades remotas de laboratório de física na graduação. Além de apresentar algumas reflexões sobre atividades interdisciplinares desenvolvidas em conjunto com outros docentes e disciplinas da FT, e de uma proposta de ensino baseada em fóruns de discussão, falarei também sobre o acesso e realização de experimentos remotos e sobre como utilizar o celular como laboratório de física móvel.
Ferramenta semiautomatizada para apoio à autorregulação da aprendizagem
Prof. Antonio Carlos Zambon (FT)
Este trabalho apresenta um questionário eletrônico interativo para identificação de Estilos de Aprendizagem em alunos do curso superior, com o objetivo de instrumentalizar seu controle metacognitivo, base para a autorregulação da aprendizagem. O questionário foi desenvolvido na plataforma Google e utiliza o Processo de Análise de Estilos de Aprendizagem por meio de Mapas Conceituais Estendidos para representação e análise das informações. Para demonstrar sua usabilidade, foi desenvolvido um caso conceito, que descreve a utilização do formulário e demonstra como avaliar os resultados obtidos por sua aplicação.
Competências digitais de docentes: fundamentos e importância para o desenvolvimento do ensino superior
Prof. Marco Antonio Garcia de Carvalho (FT)
Nesta conversa será apresentado um framework que contempla um amplo espectro de competências digitais relevantes para o bom desenvolvimento do papel de educador, com impacto no aprendizado ao longo da vida do estudante e do próprio profissional. Os desafios do ensino superior do século XXI são apresentados como justificativa para realçar a importância do desenvolvimento das competências digitais. Finalmente, alguns números do cenário brasileiro são destacados, oriundos de uma pesquisa Metared Brasil recente, e ilustram esse cenário complexo da educação digital.
Matemática Interativa
Prof. José Carlos Magossi (FT)
A matemática é uma linguagem, composta de estruturas e objetos. Como toda linguagem ela contém uma riqueza de símbolos, regras gramaticais, sinais de pontuação etc., suficientes para sistematicamente comunicar suas ideias. Com base nisso, entende-se que a matemática possa ser vista não com o viés de aplicação, nem com o viés teórico, nem mesmo com o viés do “pra que serve, ” mas sim com um viés mais amplo, o da interação com a sociedade em que vivemos. Não há como negar a ação da matemática na sociedade, em todos os aspectos. O objetivo nessa apresentação é justificar, como base no processo que conecta linguagem e sociedade, a ideia de uma matemática interativa como pedagogia para obter melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
Produção de conteúdos interativos para aulas usando H5p
Prof. Vitor Rafael Coluci (FT)
O H5p (https://h5p.org/) é um pacote que permite a criação, o compartilhamento e a reutilização de conteúdos interativos na internet. Ele está integrado ao Moodle e permite que diversos recursos possam ser usados na sala de aula em atividades como exercícios de fixação, provas e material de estudo. Dentre esses recursos estão vídeos e livros interativos, questionários, justaposição de imagens, caça-palavras, suporte ao Latex e a aplicativos externos. Nesta palestra, apresento exemplos da aplicação do H5p em exercícios e em material de apoio didático usados em disciplinas de graduação e pós-graduação e no espaço de aprendizagem Explora. Essa ferramenta permitiu construir materiais visualmente atrativos e interativos contendo vários elementos facilitadores de aprendizagem num só lugar.