Relato-2020

O IV Workshop de Práticas de Ensino ocorreu de forma remota. O workshop iniciou-se com a palestra do Prof. Renan Edgard Brito de Lima (ITA) que falou sobre o ensino remoto no ITA, particularmente na disciplina oferecida por ele. O Prof. Renan iniciou sua palestra contextualizando a estrutura de ensino do ITA e depois comentou sobre as dificuldades encontradas no ensino remoto e apresentou algumas dicas. Ele apresentou como foi a estratégia que ele adotou em suas aulas remotas e o uso do Google Classroom. Mostrou alguns investimentos realizados para melhorar  o trabalho remoto como cadeira ergonômica e fones de ouvidos bons.

O prof. Renan apontou para a importância de aulas ao vivo de no máximo 1h:30 min por semana, para o cuidado em solicitar muitas tarefas aos alunos e em diversificar as mídias para alcançar os vários perfis dos alunos. Nesse último caso, os vídeos facilitam o primeiro contato com a matéria enquanto livros e apostilas servem mais para consultas e aprendizado mais aprofundado. Para os alunos de começo de curso, o Prof. Renan sugere que se indique quais as páginas que os alunos devem estudar pois muitos deles ainda tem pouco autonomia e não estão acostumados a olhar o índice. Em relação ao problema da “cola”, o Prof. Renan falou que precisamos passar a confiar nos alunos para que eles se sintam realmente parte do processo de aprendizado. A apresentação do Prof. Renan pode ser vista aqui.

A segunda palestra foi a do Prof. Marco Antonio G. de Carvalho (FT) que falou sobre sistemas de Proctoring em avaliações online. Ele apresentou exemplos de ferramentas usadas para checar identidade do aluno como por meio de preenchimento de um formulário ou  reconhecimento facial, voz ou biometria.

Comentou também sobre safe browsers e lockdown, que impedem que o aluno faça buscas na web durante a realização da avaliação. O prof. Marco também falou o que deve ser levado em conta na hora de escolher o sistema de proctoring como, por exemplo, a compatibilidade com o AVA utilizado e com os navegadores mais usados. Finalmente, o Prof. Marco mencionou algumas demandas para sistemas de proctoring de faculdades e centros da UNICAMP e como o GGTE tem trabalhado com elas. A apresentação do Prof. Marco pode ser vista aqui.

A última palestra da parte da manhã foi a do Prof. Leandro R. Ximenes (FT) que relatou a experiência de usar o Google Forms e Google Sheets para elaborar provas. Inicialmente, o Prof. Leandro discutiu os problemas das avaliações tradicionais (provas). O método permite gerar questões randomicamente e realizar a correção de forma automática a partir do Google Sheet.

O prof. Leandro então exemplificou o método mostrando algumas questões geradas e como era o processo de criar as questões. A apresentação do Prof. Leandro pode ser vista aqui.

 

O período da tarde começou com a palestra do Prof. Clovis Martins Costa (UniFAJ e UniMAX) sobre o ensino centrado no aluno. O prof. Clovis incialmente fez um breve histórico da vida de Carl Rogers falando desde a vida no campo até chegar na sua atividade profissional de psicólogo. Depois o prof. Clovis mostrou os princípios da abordagem centrada na pessoa comentando sobre a tendência do crescimento (pressuposto básico da abordagem), a inversão do foco, do problema para a pessoa, do resultado para o processo, as condições facilitadoras de congruência, empatia e consideração positiva incondicional. Comentou também sobre a aprendizagem experiencial ou significativa, ou seja, aquela que interessa a quem está aprendendo. Para o ensino centrado no aluno, o foco está mais na aprendizagem do que no ensino, mais no aluno que no professor, de forma que o professor é um facilitador da aprendizagem. 

Em seguida, o Prof. Clovis apresentou as qualidades que facilitam a aprendizagem, dentre elas o apreço, a aceitação e a confiança. Finalmente, o prof. Clovis abordou como o ensino centrado no aluno poderia ser implementado de forma prática, principalmente de maneira parcial, dentro da estrutura de ensino atual. Ele mostrou o exemplo de uma professora de matemática que estava ensinando o conceito de gráficos e buscou abriu a participação verdadeira dos alunos. Nesse caso, ela não usou o exemplo do livro (de tabela da copa do mundo) mas pediu aos alunos outro exemplo para construir um gráfico. Daí vieram sugestões sobre níveis de poluição no Brasil, de bandas de música e daí houve uma grande participação da turma. Foi uma caso de um atividade simples dentro do contexto da turma de aprendizagem significativa. A apresentação do Prof. Clovis pode ser vista aqui.

A segunda palestra da tarde foi a do Prof. André de Angelis (FT) que relatou a experiência de se usar fóruns de discussão nas aulas remotas de uma disciplina de pós-graduação. Esses fóruns eram propostos pelos alunos que deveriam abrir o fórum e fazer o acompanhamento e fechamento da discussão. Os fóruns duravam 3 dias. Vários materiais foram usados como textos, figuras e vídeos. O professor participava do fórum e reorientava as discussões quando necessário.

Quando o fórum terminava, o aluno deveria entregar um texto com um resumo das discussões, os principais pontos discutidos e com a conclusão do fórum com seu ponto de vista. O prof. André mostrou as principais dificuldades desta atividade. Mostrou também que as notas obtidas pelos alunos eram boas e bem equilibradas e que houve um alto engajamento dos alunos. A conclusão foi que o método teve um sucesso acima do esperado e ampliou o acesso à disciplina, principalmente para o aluno de pós-graduação. A apresentação do Prof. André pode ser vista aqui.

Em seguida foi a palestra do Prof. Vitor R. Coluci (FT) que relatou a aplicação de atividades no Moodle onde o aluno deveria acertar boa parte das questões para poder avançar e realizar as atividades seguintes. Esse método foi aplicado pelo Prof. Rickson (IFGW) e apresentado no Workshop de 2019.

O Prof. Vitor mostrou que esse método se baseia no “mastering  learning” onde o aluno deve realizar as atividades no seu próprio ritmo, buscando a perfeição. Resultados do desempenho indicaram que as atividades progressivas parecem melhorar o desempenho do aluno e manter os alunos participando da disciplina (principalmente no ensino remoto). A apresentação do Prof. Vitor pode ser vista aqui.

 

O fechamento do workshop ficou a cargo do Prof. Luis Fernando de Ávila (FT) que apresentou vários Cantos Gregorianos como Kyrie VIII e Glória VIII e a música “Tarde te amei” que é um trecho das confissões de Santo Agostinho.